domingo, 22 de julho de 2012

Síndrome de Patau

                                                   Síndrome de Patau ou Trissomia do 13

Ocorre na maioria das vezes com mulheres com idade avançada 35 anos acima - é uma trissonomia no cromossomo 13 ou seja  quando ocorre a meiose 1 não ocorre a disjunção do mesmo  então o cromossomo 13 da mãe permanece como homólogos, os dois irão somente para um lado (óvulo) e se junta ao cromossomo que o pai ira doar 1 cromossomo 13 então ocorre a trissomia sendo três cromossomos em um unico lugar 2 cromossomos maternos e um paterno. Ela foi reconhecida por Klaus Patau na década de 60 observando um caso de malformações múltiplas em um neonato, sendo trissômico para o cromossomo 13. Tem como causa a não disjunção dos cromossomos durante a anáfase 1 da mitose, gerando gametas com 24 cromátides. Cerca de 20% dos casos resultam de uma translocação não-balanceada que matura . Gametas masculinos portadores de alterações numéricas cromossômicas tem menor viabilidade que gametas normais, sendo mínimas as possibilidades de um gameta masculino com 24 cromátides fecundar um ovócito.

Cariótipo

Característica dos Portadores 

O fenótipo inclui malformações graves do sistema nervoso central como arrinencefalia. Um retardamento mental acentuado está presente. Em geral há defeitos cardíacos congênitos e defeitos urigenitais incluindo criptorquidia nos meninos, útero bicornado e ovários hipoplásticos nas meninas gerando inviabilidade, e rins policísticos. Com freqüência encontram-se fendas labial e palato fendido, os punhos cerrados e as plantas arqueadas. A fronte é oblíqua, há hipertelorismo ocular e microftalmia bilateral, podendo chegar a anoftalmia, coloboma da íris, olhos são pequenos extremamente afastados ou ausentes. As orelhas são malformadas e baixamente implantadas. As mãos e pés podem mostrar quinto dedo (polidactilia) sobrepondo-se ao terceiro e quarto, como na trissomia do 18.
 Malformações do sistema nervoso central, como, por exemplo, arrinencefalia; baixo peso ao nascimento; defeitos na formação dos olhos ou ausência dos mesmos; problemas auditivos; anormalidades no controle da respiração; fenda palatina e/ou lábio leporino; rins policísticos; malformação das mãos. Defeitos cardíacos congênitos também estão comumente presente nesta síndrome, bem como defeitos urogenitais que englobam criptorquidia nos meninos, útero bicornado e ovários hipoplásicos nas meninas. Tanto nas mãos quanto nos pés pode haver polidactilia.

 Tratamentos para Síndrome de Patau
 
A criança que nasce com síndrome de patau tem que receber tratamento imediatamente após o parto, pois estão sujeitas a graves comprometimentos cardíacos, fator que ameaça a vida do bebê. O tratamento só consegue prolongar alguns dias de vida para o portador da trissomia, que na maioria das vezes não sobrevive mais que alguns meses.  

Essas imagens mostram algumas crianças com a síndrome 


Sindrome de Patau
     



 Assistam este vídeo mostra a síndrome de patau de forma bem interessante!
  http://www.youtube.com/watch?v=QjVVVyms2Mo&feature=related

Fontes:
http://explicadinho.blogspot.com.br/2009/01/sndrome-de-patau.html
http://www.ghente.org/ciencia/genetica/trissomia13.htm
http://doencas-geneticas.info/mos/view/S%C3%ADndrome_de_Patau/


Nenhum comentário:

Postar um comentário