Síndrome de Rett
O que é a síndrome de Rett?
A síndrome de Rett é uma doença neurológica que afeta principalmente
o sexo feminino (aproximadamente 1 em cada 10.000 a 15.000 meninas
nascidas vivas), em todos os grupos étnicos.
Clinicamente é caracterizada pela perda progressiva das funções
neurológicas e motoras após um período de desenvolvimento aparentemente
normal, que vai de 6 a 18 meses de idade. Após esta idade, as
habilidades adquiridas (como fala, capacidade de andar e uso intencional
das mãos) são perdidas gradativamente e surgem as estereotipias manuais
(movimentos repetitivos e involuntários das mãos), que é característica
marcante da doença.
Estágios da Síndrome
1º Estágo
O diagnóstico ainda não pode ser confirmado, mas freqüentemente, estas crianças
são diagnosticadas, nessa fase, como portadoras de autismo, de paralisia cerebral.
O aparecimento das aquisições motoras grosseiras (sentar, ficar em pé, andar)
pode ser muito demorado ou apenas levemente atrasado na criança Rett. Nessa
fase, pode estar muito irritável e presume-se que algumas sintam dores miogênicas
e articulares. A hidroterapia nesta e nas demais fases é altamente recomendada.
2ºEstágio
Característico entre o 2º e 4º ou 5º ano. As características do desenvolvimento
motor grosseiro continuam a ser significativamente melhoradas, ao contrário
do desenvolvimento motor fino e do desenvolvimento mental que permanecerão
estacionários ou regridirão. Algumas crianças estarão começando a desenvolver
problemas físicos, tais como escoliose ou contraturas. Perda da função das
mãos (apraxia manual) e a crescente intensidade no esfregar das mãos (esteriotipias
tipo Rett).
3º Estágio
Fase de estabilização clínica e de melhora do quadro autístico e de excelente
contato visual da criança Rett. A escoliose poderá progredir rapidamente nesse
estágio. Algumas crianças, nesse estágio, poderão obter melhoras quanto aos
movimentos manuais. Incapacidade presente em sua marcha (não sabe mais levantar
um pé, uma perna para subir um degrau de escada, atrapalha-se ao caminhar
em aclives ou declives). Tem um tempo de reação muito retardado, muito longo
para qualquer estímulo (visual, auditivo) e também para o planejamento mental
de suas próprias ações. Demora muito a perceber e a agir. Tem problemas com
a coordenação óculo manual. Quando os seus olhos estão fixados em um objeto,
a mão é incapaz de alcançá-lo. Muitas vezes ela tem que desviar seus olhos
do objeto antes de se sentir "capacitada" a alcançá-lo com seus braços. Tem
um total ou quase total inabilidade de comunicação verbal. Não sabemos até
que ponto sua compreensão (não verbal) é também afetada. O fato é que estas
crianças têm um olhar muito expressivo e muito comunicativo. Excelente contato
ocular (face a face) e elas exprimem, pelo olhar, diferentes emoções e estado
de espírito: alegria, apreensão, surpresa, angústia, curiosidade, etc.
4º Estágio
É atingido se a criança passa a levar uma vida não ambulatória, ou com severas
restrições à de ambulação. É chamado de período de deterioração motora tardia.
Elas poderão apresentar espásticas ou rígidas, com para ou tetraparesias.
Este estágio é, via de regra, atingido aproximadamente à puberdade, mas isso
não é regra geral, pois há meninas que o atingem em fases muito precoces e
outras que, até onde vai a observação de sua evolução, não chegam propriamente
a atingí-lo. Nesse estágio podem melhorar muito ao contato afetivo e quanto
ao controle de crises convulsivas. Mas há agravamento da escoliose, das contraturas,
das posturas viciosas, das tendência ao emagrecimento e ocorrem alterações
tróficas e distúrbios circulatórios nos membros inferiores.
Diagnóstico
O diagnóstico da síndrome de Rett é baseado na avaliação clínica da
paciente e deve ser feito por um profissional habilitado para tal, como
neurologistas e pediatras.
Fontes :
http://www.bengalalegal.com/rett
Nenhum comentário:
Postar um comentário